20 de dezembro de 2013

Lei da Vereadora Cristina Gomes (Loira) obriga pelo menos uma farmácia de Itirapina a permanecer aberta até às 22 horas e autoriza o plantão noturno e durante a madrugada.



Foi aprovado pela Câmara Municipal de Itirapina o Projeto de Lei 14/2013, de autoria da vereadora Cristina Gomes (Loira), do PMDB, que obriga pelo menos uma farmácia de Itirapina a permanecer aberta até as 22 horas e autoriza o plantão noturno e durante a madrugada de forma facultativa.

Os vereadores Bodinho, Mari Leila, Leoni e Jurandir apresentaram uma emenda para que a abertura das farmácias até as 22 horas não fosse obrigatória, mas apenas permitida. Sustentada por legislação federal, a vereadora Cristina Gomes (Loira) rebateu a emenda, que literalmente afetaria a “alma” de seu projeto e a mesma foi rejeitada pelos demais vereadores. Assim, o projeto foi aprovado na íntegra, com o seu texto original, que obriga a abertura das farmácias até as 22 horas (podendo ser sob a forma de plantão), de segunda-feira a domingo, inclusive aos feriados. 

A vereadora Cristina Gomes (Loira) disse que “esta foi uma grande conquista  para a população  de Itirapina, que vê a cidade crescer e, ao mesmo tempo, não possui serviços básicos, como ter uma farmácia aberta até um pouco mais tarde. As pessoas não têm hora para adoecer e, não só isso, muitos pais de família, em caso de doença, só podem levar seus filhos e as pessoas idosas para consultar-se no hospital após as 18 horas ou 19 horas e, quando saem da consulta já não encontram mais farmácias abertas, fazendo com que muitos fiquem sem a medicação necessária ou tenham que viajar até São Carlos para adquiri-la. Esta foi uma grande conquista e estarei atenta para a elaboração de mais projetos e ações que beneficiem a população”.

Agora o projeto da vereadora segue para o Prefeito Municipal, que deverá sancioná-lo e, após a publicação da lei, haverá um prazo de 60 dias para a sua regulamentação e para que as farmácias possam se adequar às novas regras de funcionamento.

Fonte: Jornal 1ª Pagina