22 de dezembro de 2010

Prefeito de Itirapina quer tapar o sol com a peneira


          Depois da porta arrombada é colocada a tranca, nesta terça-feira 21/12/2010 o prefeito demitiu alguns secretários para tentar por fim a uma crise em seu governo que se arrasta desde que começou seu mandato. Uma administração marcada pelo desperdício e pela falta de planejamento, em que a maior parte do dinheiro do orçamento é gasto com a folha de pagamento inchada pelos funcionários contratados e que não foram demitidos após o concurso, contrariando acordo feito com o MP. Fora isso várias pessoas que se classificaram no último concurso, mas que estão além das vagas previstas no edital estão sendo chamadas na calada da noite e oficializadas no cargo. Essa prática é ilegal e em breve deve ser revertida com a demissão dessas pessoas que devem entrar na justiça contra o prefeito.
          Além do gasto com a folha que ultrapassa os 54% de teto máximo previsto em lei, o erário vem sendo sistematicamente corroído por contratos sem licitação com empresas e assessores que prestam um péssimo serviço à população, haja vista a empresa de transporte que leva os alunos da área rural para as escolas que tem uma frota com idade média muito acima do recomendado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.  O Balneário Santo Antônio mais conhecido como Broa, cujo serviço de limpeza foi terceirizado, está muito mais sujo em comparação ao período em que o serviço era feito por funcionários municipais. 
Mas o estopim de tudo foi na saúde, que teve sua secretária poupada a despeito da opinião pública que vem desde o início desta administração, exigindo uma pessoa mais competente para estar a frente de uma pasta tão importante para a população da cidade.
          Mas ignorando os apelos da população o prefeito manteve no cargo a secretária da pasta, mesmo depois de toda celeuma que ocorreu no hospital da cidade após alguns vereadores da oposição constatarem a falta de gás para o preparo das refeições dos pacientes.  Emissoras de TV de São Carlos e de Rio Claro foram chamadas para documentar o fato que estava sendo omitido da população pela secretária de saúde.
          A opinião geral dos munícipes  é de que esse governo não tem mais condições políticas para continuar, após perder o apoio da câmara que vinha fazendo vistas grossas a tudo que se passava no executivo, a fala geral é que a nova mesa da câmara deve cassar o prefeito o mais breve possível.
Enfim não será a demissão de uns poucos secretários que irá reverter o quadro de calamidade pública em que a cidade se encontra.