29 de outubro de 2011

VEÍCULOS COM PLACAS DE ITIRAPINA SERÃO ISENTOS DO PEDÁGIO


Após muitas polêmicas e debates na Câmara Municipal, parece que a novela de isenção da cobrança no pedágio bidirecional da Rodovia Ayrton Senna em Itirapina chegou ao seu capítulo final.
Num primeiro momento o prefeito municipal encaminhou projeto de lei apresentando várias situações de isenção aos moradores, proprietários e turistas da Represa do Broa, bem como para os moradores de Itirapina.
Na época, os vereadores do PMDB, Mari Leila Bacciotti Candido e Marcelo Rizzo (Pezão), Claudete de Oliveira, do PDT e Geni Terezinha da Rosa Porcel, do PSDB, propuseram emenda estendendo a isenção para todos os moradores de Itirapina e de veículos com placas da cidade, que trafegassem no sentido Itirapina.
Ao tomar conhecimento da emenda  que beneficiaria os itirapinenses, o prefeito retirou o projeto da Câmara Municipal. Porém, um vereador da base do governo, Feliques Henrique de Oliveira (PR), decidiu praticamente copiar os termos da emenda e apresentou uma indicação ao Chefe do Executivo, que foi atendida e se transformou num novo projeto de lei de isenção das tarifas no pedágio e encaminhado para votação dos Vereadores.
Inconformados com o “copiar colar” do vereador do PR, seis vereadores, Lemão Sanches, Neto da Auto Escola, Claudete Oliveira, Geni Porcel, Mari Leila e Marcelo Rizzo, decidiram apresentar nova emenda garantindo a isenção total de pagamento a todos os veículos com placas de Itirapina no pedágio do km 9,5 da Rodovia Ayrton Senna, embasando a emenda na compensação financeira do IPVA, que 50% pertencem ao município.
Na votação da emenda, os Vereadores Feliques Henrique de Oliveira e Marcelo Mesquita votaram contra a isenção aos itirapinenses, mas não tiveram como votar contra o projeto de lei e nesta hora, com medo da repercussão eleitoral, acabaram votando a favor.
Agora o projeto só está aguardando a promulgação e publicação pelo prefeito municipal, que ainda poderá vetar no todo ou em parte o projeto aprovado e caso isso ocorra, caberá aos vereadores derrubar o veto com pelo menos seis votos.
Muitos populares ouvidos pela reportagem, agradeceram o empenho dos seis vereadores que propuseram a emenda e conseguiram a sua aprovação, pois alegaram que já pagam IPVA e deste valor 50% é transferido aos cofres da Prefeitura e que não é justo que os veículos de outras cidades que se dirigem à Represa do Broa sejam isentos pela utilização da estrada, enquanto os de Itirapina tem que pagar.