28 de outubro de 2011

ITIRAPINA Zé Maria é pré-candidato a Prefeito


Nascido e criado na roça, José Maria Cândido ingressou na vida pública em 1991, quando foi nomeado interventor estadual em Itirapina e eleito pelo povo por mais dois mandatos (1993/1996 e 2001/2004). Este já é nome certo entre as pré-candidaturas para Prefeito do município nas eleições 2012.
Ele, que hoje tem 54 anos e é filiado ao PMDB, é formado em Engenharia Civil, com especialidade em Administração de Cidades, pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) desde 1985, e sempre atuou como gestor público, onde adquiriu experiência e conhecimento. Já trabalhou em inúmeros órgãos municipais e estaduais, como por exemplo: CDHU do Estado, Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, PROHAB de São Carlos, SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Ideias, ele fala sobre política e faz uma avaliação sobre a atual administração de Itirapina. Leia abaixo:


Jornal Ideias: O que é a política para você? 
José Maria: A política para mim é a arte de governar. Tudo na vida gira em torno dela. Quando a política vai mal por causa da incompetência, da inexperiência, da corrupção,da falta de amor dos políticos ao seu trabalho, todo mundo perde na economia, no emprego, no crescimento, na saúde, na educação, na casa própria e assim por diante. 
O engraçado é que quem elege - contrata - os políticos para governar e gerenciar o seu dinheiro é o eleitor, que tem a responsabilidade de eleger vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores e presidente da República. Quando os eleitores elegem políticos da pior espécie, pagam um preço muito alto e tem que agüentar quatro anos até a próxima eleição para dar cartão vermelho aos que trabalham contra o povo. 

Jornal Ideias: Tendo em vista que o senhor já foi Prefeito, como avalia as responsabilidades deste cargo público, bem como os resultados da sua gestão?
José Maria: Vou dizer o que ouço nas ruas de Itirapina. Se a gente conseguisse “tirar” tudo que o Zé Maria já fez como prefeito, pouco ou nada sobraria nesta cidade. Para mim isso é um orgulho e uma recompensa pelo trabalho feito como prefeito em três oportunidades.
Somente no meu governo é que 450 casas populares foram construídas, dois ginásios de esportes foram entregues ao povo, um hospital com 25 leitos foi construído, seis bairros foram asfaltados, o prédio do Foro Distrital do Poder Judiciário foi conquistado, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto da cidade foi planejada e conquistada, entre outras centenas de obras de infraestrutura urbana e de interesse do povo que foram executadas.
Quando estou prefeito, procuro fazer apenas o que está na Lei e governar de forma justa, sincera e igualitária.

Jornal Ideias: Que benefícios você acredita que o chefe do Executivo de Itirapina, pode trazer para às cidades dessa micro-região? 
José Maria: Muitos por meio de parcerias, consórcios e convênios junto aos governos do Estado e Federal. Vou dar um exemplo: na área do turismo, Brotas e Itirapina são coirmãs abençoadas pela natureza. Bastam os dois prefeitos montarem um plano de ação e buscarem os recursos em conjunto para os investimentos necessários para atrair cada vez mais o turista para essa região central, movimentando a economia e gerando empregos e renda. 

Jornal Ideias: O que te motiva a entrar na disputa pelo Executivo?
José Maria: A tristeza de ver o estado em que Itirapina se encontra: abandonada, saqueada e andando para traz. Pela experiência, conhecimento e vontade de trabalhar que tenho em favor da cidade, não posso me omitir. Por isso vou novamente colocar o meu nome à disposição dos eleitores, apresentando um bom plano de governo com metas claras e transparentes para reconstruir Itirapina.

Jornal Ideias: Como você avalia a política na região de Itirapina?
José Maria: Bastante desarticulada, com cada político e gestor público puxando para o seu lado. Se houvesse união, maior diálogo e encaminhamentos de solicitações de investimentos em conjunto, a política regional poderia ser bem diferente e trazer grandes investimentos para os municípios.

Jornal Ideias: Quais são suas expectativas em relação às eleições 2012?
José Maria: Tenho observado que grande parte dos eleitores de Itirapina está muito arrependida de ter elegido o atual prefeito médico e deseja enorme mudança em 2012. O povo não agüenta mais manter no poder o mesmo grupo que completará no ano que vem 12 anos de desgoverno. Por isso, entendo que há chances do povo dar uma revira-volta geral e pode ser que eu seja eleito. 

Jornal Ideias: Quais têm sido as bases de apoio do PMDB em Itirapina e quais outros partidos tem apoiado?
José Maria: Hoje há entendimentos bastante avançados para a formalização de uma coligação a ser formada pelo PMDB, PP, PDT, PSB, PSC e PTC. Outros partidos também poderão participar dessa coligação, mas terão que ter a aprovação desses seis. O candidato a prefeito deverá ser do PMDB e o vice será escolhido pelos seis partidos aliados, haja vista que, existem nomes fortes, importantes e comprometidos nos seis partidos. 

Jornal Ideias: Como você avalia a atual administração municipal? 
José Maria: Sinceramente, uma vergonha nacional. A pior que Itirapina já teve, pois se trata de um governo que não tem qualquer compromisso com a cidade, com a honestidade e com a vontade popular. É um governo mentiroso, preguiçoso, incompetente, incapaz e sem amor pelo povo. É um governo que está se servindo do poder e torrando milhões de reis em coisas duvidosas e desnecessárias, tanto assim que o Ministério Público local está superlotado de inquéritos civis apurando ilegalidades, irregularidades, desvio de dinheiro, entre tantas outras coisas.

Jornal Ideias: A cidade evolui neste mandato?
José Maria: Certamente a cidade regrediu e muito. Até esta data o atual prefeito já teve em suas mãos mais de R$ 80.000.000,00 e ninguém sabe ao certo onde ele gastou todo esse dinheiro. Não comprou um metro quadrado de terra para fazer casas populares, não terminou o campo de futebol que está abandonado desde 2005, não terminou a Estação de Tratamento de Esgoto conquistada em 2004, não pavimentou um único metro quadrado de asfalto novo, não construiu uma única casa popular, não fez uma única obra de infraestrutura na Represa do Broa, não adquiriu uma única máquina de terraplenagem, mas se pautou em fazer uma “casa para políticos”, ou seja, uma nova Câmara Municipal, desnecessária, frente à tantas demandas, no valor aproximado de R$ 1.500.000,00, quando com esse dinheiro teria dado para fazer inúmeras obras prioritárias. E o pior, destruiu a quadra esportiva de uma Escola Infantil no centro para em seu lugar construir a “casa para políticos”. Os dois vereadores do PMDB votaram contra essa obra da Câmara e contra a destruição de uma quadra esportiva da EMEI do Centro.

Jornal Ideias: Como o senhor avalia o desempenho do atual Prefeito no que se relaciona à Saúde? 
José Maria: Infelizmente a área da saúde é a pior de todas. Faltam médicos nos postos de saúde e no hospital São José, as ambulâncias estão precárias, não existem remédios na rede e nem no hospital, chegando a faltar gás no hospital para fazer comida para os pacientes internados, notícia amplamente divulgada na televisão regional. Digo que a saúde é uma vergonha em Itirapina, quando deveria ser o setor de maior atenção, já que o prefeito é médico. A história de Itirapina tem mostrado que médicos são péssimos gestores públicos e suas administrações só causam prejuízo à cidade. Em 1988 foi eleito outro médico prefeito e seu governo também foi um fiasco geral a ponto de ter havido intervenção da Justiça para afastá-lo do cargo em 1991, e mais tarde a própria Justiça cassou seu mandato por corrupção. O atual prefeito que também é médico já conseguiu a proeza de ter duas Comissões Especiais de Inquérito na Câmara Municipal para averiguar irregularidades, ilegalidades e corrupção em seu governo, mas ele conseguiu que sua base de sustentação evitasse a sua cassação.

Jornal Ideias: Caso seja eleito, você já tem propostas para o povo?
José Maria: O meu plano e dos meus aliados, se for eleito, é de se construir pelo menos 400 novas casas populares, construir uma passagem inferior sob a linha do trem ligando os bairros de Nova Itirapina e Vila Cianelli, terminar o campo de futebol, concluir as obras da estação de tratamento de esgoto, asfaltar todas as vias públicas faltantes, investir muito em infraestrutura da Represa do Broa, resgatar a saúde, que em 2004 deixei com 28 médicos no quadro e hoje tem apenas 18 e executar todas as obras de interesse da população, além de resolver as questões da educação, esportes, social, entre outros.
Fonte: Jornal Ideias