16 de março de 2011

Prefeitos decidem criar Associação para fomentar o desenvolvimento regional

Com a presença do Dr. Maurício e do deputado federal Newton Lima prefeitos da região criam a AMESC - Associação de Municípios da Região de São Carlos 


Os prefeitos da região central paulista se reuniram na última quinta-feira, dia 10, em São Carlos, para formalizarem a criação da Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos (Amesc), que tem por objetivo viabilizar a liberação de recursos e desenvolver projetos em parceria com as cidades da microrregião.
Com a presença do deputado federal Newton Lima (PT-SP) idealizador da Associação,também estiveram presentes no evento os prefeitos: Dr. Maurício Rasi de Porto Ferreira, Paulo Veiga de Ribeirão Bonito, Omar de Oliveira Leite de Itirapina, Antonio Salla de Brotas, Edmur Buzzá de Dourado, Mauro Zorzi de Santa Rita do Passa Quatro, o secretário de Planejamento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Descalvado, Edner Tortella representando o prefeito Panone, Oswaldo Barba-prefeito e Emerson Leal-vice prefeito de São Carlos.
A criação da associação irá diagnosticar os problemas que dificultam o crescimento regional, tendo como foco o desenvolvimento de áreas como a Saúde, Segurança, Educação, Turismo e Desenvolvimento Industrial.
Para Newton Lima, a criação da Associação é uma forma de potencializar projetos de interesse comum entre as cidades. “Várias ideias foram apresentadas para o desenvolvimento da microrregião. Tenho certeza que, com essa associação, nós teremos muito mais força junto ao Governo Federal e agências internacionais para que possamos melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da nossa região”.
A reunião debateu, de forma preliminar, projetos na área ambiental, como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, saneamento básico, projeto Viva o Broa, combate às drogas, entre outros temas.
A Associação será composta pelas cidades de São Carlos, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira, Itirapina, Brotas, Dourado, Santa Rita do Passo Quatro e Descalvado. Os prefeitos decidiram que em um mês voltam a se reunir para aprovar um regulamento. Neste período outros municípios devem ser convidados a participar.

Nenhum comentário: