4 de janeiro de 2011

O Armageddon é aqui

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a chegar ao limite da exaustão. Doze meses dá para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez... com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo será diferente." Carlos Drummond de Andrade
Ano novo, vida nova, mesa da câmara de vereadores renovada, talvez isso seja, segundo Drummond, a mola mestre que vai nos impulsionar durante o ano de 2011 fazendo com que esqueçamos todas as dificuldades e agruras que a anterior nos fez passar ao longo desses dois anos.
O poder legislativo municipal desempenha um papel fundamental no equilíbrio da democracia, tem o poder e a agilidade para fiscalizar o executivo que por estar com a caneta na mão sai em uma corrida frenética por escrever mal traçadas linhas que na maioria das vezes causa mais estrago do que benfeitorias.
Somos um povo que não possui o hábito do planejamento, o máximo que conhecemos disso é a estória da “cigarra e da formiguinha”, onde a maioria de nosso povo se identifica mais com a alegria da primeira e esquece que mesmo num país tropical existe o inverno em nossas vidas, se não na temperatura, pelo menos nas dificuldades naturais da existência.
No Brasil as pessoas se candidatam a um cargo público sem o mínimo preparo, muitas vezes sem pelo menos o domínio da escrita culta. Itirapina não poderia ser diferente, temos nosso “vereador Tiririca” que sobe à tribuna e pratica uma carnificina com a língua portuguesa, dilacerando palavras com a mesma crueldade que se assassinam crianças na guerra.
Mas pior do que estes são segundo expressão do psiquiatra e psicoterapeuta Roberto Shinyashik, os “burros motivados”. Ele diz o seguinte: “Cuidado com os burros motivados. Há muita gente motivada fazendo besteira. Não adianta você assumir uma função para a qual não está preparado.”
Governar é acima de tudo ADMINISTRAR recursos, estes podem ser em sua maioria financeiros, portanto escassos e limitados, mas principalmente humanos que merecem um capítulo à parte. A gestão de pessoas é o marco divisório que separa os homens dos meninos, saber motivar o ser humano é um misto de arte e uma dose dupla com gelo de conhecimento da psique de cada colaborador. Finalmente o amalgama perfeito para unir todos esses ingredientes em um bloco sólido capaz de enfrentar as intempéries que qualquer mandato está sujeito é a LIDERANÇA.
Na antiguidade se julgava a liderança como um presente de Deus ou nato, como dizem os gregos, hoje se acredita ser o carisma uma das facetas da liderança que tem essa origem. Liderança segundo os mestres pode ser ensinada e deve ser aprendinda, pois é uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas. Um dos principais componentes da liderança é o exemplo, o famoso “faça o que eu mando” tem cada vez menos influência sobre a produtividade do ser humano neste mundo cada vez mais bem informado.
Itirapina vive hoje uma falta de competência em seus quadros do executivo e principalmente a falta de liderança do chefe maior, que foi corroída por sucessivas denúncias de corrupção e favorecimento ilícito de empresas e pessoas que sangram o erário de maneira tão intensa que chega a faltar para funções vitais ao funcionamento da máquina pública como o atendimento hospitalar. Os fornecedores se recusam a negociar a rolagem da dívida, pois não conseguem enxergar uma saída para a crise que se instalou no paço municipal.
A mesa da câmara que deixa o poder depois de dois anos sai sob a vaia silenciosa da população que repudia todos os atos do déspota que usou seu poder em benefício próprio, para aumentar seu patrimônio ou alimentar sua vaidade doentia.
Sua administração ficará conhecida por ter mutilado uma escola, solo sagrado, para construir um elefante branco que pouca utilidade prática irá trazer a população. Entretanto será a vergonhosa manobra política que deu sobrevida a esse governo corrupto com o abafamento e arquivamento da CEI que culminou no caos que a cidade se encontra hoje que irá marcar sua vida pública e somar-se-á com sua comentada vida privada. 
Enfim, espera-se da nova mesa da câmara uma atitude enérgica e eficaz para estancar este sangramento do dinheiro público para que finalmente com a colaboração dos funcionários e apoio da população se possa curar essa doença terrível que se instalou em Itirapina. Esse tratamento terá o gosto amargo de todo bom remédio, mas será a única solução para salvar a cidade da trajetória apocalíptica que se encontra hoje.

Nenhum comentário: