10 de janeiro de 2011

Democracia e República - O que é isso?

Vivemos numa republica democrática, conforme define o Artigo 1º da Constituição Federal do Brasil, a saber:
" A Republica Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito..."
Republica é uma palavra de origem latina, composta por "res" que significa bem, patrimônio e "publica" que significa do povo, pertencente ao povo.
Democracia é uma palavra de origem grega, também composta por "demos" que significa povo e "kratos" que significa poder, poder do povo.
Portanto, republica democrática significa patrimônio pertencente ao povo gerido por representantes ou seja políticos que nós, povo, elegemos para nos representar.
Seguindo o raciocínio, os políticos eleitos por nós, para administrar nosso patrimônio, não são nada mais do que nossos empregados, contratados para fazer o que lhes delegamos.
Acontece que esses políticos que nós elegemos para nos representar na administração do patrimônio que nos pertence e que é mantido pelos tributos que nós pagamos, na maioria das vezes se consideram os donos do patrimônio e dos recursos públicos.
Quanto mais organizada e culta for a sociedade, isto é os homens e mulheres que vivem e integram o município, maior será o controle destes cidadãos para co os políticos e administradores das coisas publicas. Quanto menos alfabetizados forem os cidadãos, melhor para os políticos, pois poderão "manobrar" o povo com mais facilidade.
Se você, cidadão ainda não atentou para isto, é tempo de se dispor a fazer alguma coisa.
Você poderia perguntar, "bem, mas o que eu posso fazer?", tem uma porção de coisas que está ao seu alcance fazer. Você pode participar dos conselhos municipais (saúde, educação, meio ambiente, segurança, etc). Fique sabendo que aqui na sua cidade estes conselhos existem e se reúnem mensalmente, basta participar. "Bem, perguntaria você, mas como participar?" Se ligando a tudo o que está acontecendo no seu bairro, na sua rua e levando o que estiver errado para discutir nesses conselhos. Por exemplo: o lixo é coletado nos dias determinados, as ruas recebem manutenção, não existem buracos, mato, as valetas estão limpas, existe iluminação publica? Quando você vai a uma repartição publica, o local está limpo, o atendente é cortez, você não precisou esperar muito no ponto? Quando você está passeando pela praça, a praça está limpa, as calçadas estão arrumadas?
Veja estes são uns poucos exemplos do que deve ser observado e, quando estiver errado, reclamado.
Portanto, participe, seja um cidadão, zele pelo que é seu! Desta forma os políticos farão as coisas certas, os administradores serão eficientes e você pagará menos tributos. Vai sobrar mais dinheiro para o seu lazer, você se sentirá mais feliz.
Lembre-se de que a união faz a forçar!

Nenhum comentário: