12 de agosto de 2010

Núcleo do Gaeco será implantado para atender Americana e SBO

Um núcleo do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) será implantado em Piracicaba para atender 17 cidades, entre elas Americana e Santa Bárbara d´Oeste. O núcleo foi criado através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado pelo procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira. A previsão do coordenador do Gaeco no Estado de São Paulo, promotor Luiz Henrique Dal Poz, é que a nova unidade comece a funcionar nos próximos meses. Ele afirmou que está sendo construída uma sede própria para o Ministério Público de Piracicaba e que a obra deverá ser entregue na primeira quinzena de setembro. O imóvel está localizado no Jardim São Judas.
Segundo Vieira, Poz, será publicado em diário oficial um prazo para que os promotores públicos da área criminal que atuam na região de Piracicaba manifestem interesse em compor o quadro do núcleo do Gaeco. Após as inscrições se encerrarem, o procurador-geral de Justiça vai designar o número que considerar ideal para a atuação da nova unidade e os promotores. Poz acrescentou que ainda não tem o número exato do quadro de promotores e servidores que irão atuar na nova unidade.
O promotor informou que para abrigar o Gaeco, o imóvel precisa atender a normas de segurança, estrutura física necessária, material, e somente no último momento haverá a legitimação para que os promotores possam se transferir. Atualmente, a região está subordinada ao Gaeco de Campinas, que atende 51 municípios.
O promotor que coordena o Gaeco no Estado afirmou que a grande vantagem, além de desafogar Campinas, é atender especificamente a região de Piracicaba. Ele não soube precisar quantos procedimentos estão em andamento em Campinas e devem ser transferidos para o novo núcleo, mas frisou que acredita que a demanda da região de Piracicaba deve ser maior com o atendimento específico.
"A grande vantagem é desafogar Campinas, que é um dos motivos, mas o principal é ter o atendimento especial para a região de Piracicaba, que comporta um núcleo para atender suas demandas. Queremos dar uma resposta efetiva de combate ao crime organizado na região", afirmou Poz.
O núcleo de Piracicaba vai atender Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Limeira, Rio Claro, Araras, Brotas, Capivari, Cerquilho, Conchas, Cordeirópolis, Itirapina, Laranjal Paulista, Leme, Porangaba, Rio das Pedras e São Pedro. O Gaeco foi criado em 1995, com o objetivo de combater às organizações criminosas e o crime organizado.





Nenhum comentário: