27 de dezembro de 2011

SINDICATO dos trabalhadores municipais destaca conquistas de 2011


Avanço. Moralidade, dignidade, segurança e recuperação do poder de compra dos trabalhadores. Essas foram as principais conquistas de 2011 do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itirapina, apontadas pela presidente, Claudete de Oliveira. “A criação dos novos planos de carreira e as respectivas reestruturações resultaram na valorização do funcionalismo público municipal”, ressaltou ela, ao destacar também a nova sede do sindicato, na avenida 7, Centro, com amplas instalações e equipamentos modernos, no intuito de atender melhor os trabalhadores. “Aqui é a casa do trabalhador”, fez questão de frisar.
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itirapina foi fundado em maio de 2006, mas, de acordo com Claudete, começou a funcionar de fato no final de 2007. “Em 2008 vieram as primeiras conquistas e, em 2009, recebemos a tão esperada carta sindical, de Brasília, dando ao sindicato de Itirapina total autonomia para trabalhar, agora reconhecido nacionalmente”, relembrou, visivelmente emocionada. “Já nos anos de 2010 e 2011 tivemos muitas lutas, inicialmente muito desgaste, principalmente porque algumas pessoas não entendiam que o sindicato não é inimigo e, se houver diálogo, ele é um aliado porque abre os olhos do patrão, inclusive ajuda a evitar erros. Por outro lado, faz o trabalhador desempenhar sua função com maior eficácia e segurança, privilegiando a qualidade dos serviços prestados, sem ter de ficar adulando o patrão e superiores ou „pagando pau para puxa saco‟ para conseguir um salário melhor”, acrescentou.
RESPEITO
Claudete admitiu que, talvez se não houvesse toda esta luta, ela não teria se esforçado tanto no sentido de estudar melhor as leis, buscar informações e tomar diversas providências em prol dos trabalhadores. “O sindicato está sendo uma escola para mim. Não daquelas que você freqüenta de vez em quando, mas as de período integral mesmo, com direito a mestrado e doutorado no assunto”, comparou.
A presidente conta que o desejo em proporcionar a merecida dignidade aos trabalhadores não surgiu com o sindicato, mas desde criança. “Via os trabalhadores nas lavouras, labutando debaixo de sol, e embaixo de uma sombra o feitor, fiscal, que usava e abusava da função para humilhar os comandados, com aval do patrão. Pensava comigo, um dia eu vou tentar mudar tudo isto”, relatou, aconselhando às pessoas para que nunca desista de seus sonhos. “Se for um sonho voltado para o bem, persista. Inicialmente você encontrará poucos para ajudar e muitos para atrapalhar, mas o tempo, senhor da verdade, vai aos poucos se encarregando de lhe dar forças e aglutinar mais pessoas para a realização de um bem maior, que é colaborar para a melhoria da qualidade de vida do próximo.”
AGRADECIMENTOS
Atualmente, segundo Claudete, num universo de 700 funcionários públicos municipais, cerca de 70% estão associados do sindicato, o que, na opinião dela, tem contribuído para a possibilidade de uma série de realizações. “Mudamos de prédio, reformamos, adquirimos novos equipamentos e mobiliários e não ficamos devendo nada para ninguém”, revelou. Nos agradecimentos, Claudete fez questão de salientar a grande contribuição dos funcionários do sindicato Mauro Gandolfi e Clotilde Barbosa, da advogada Dra. Marli Partelli Lucas, do contador Alceu Gonçalves, do pessoal da Prefeitura, em especial o Dr. Peterson, o Sr. Medrano, o Sr. Alceu Gonçalves, a Sra. Raquel Sanches e Dona Neide Prato e dos fiéis companheiros da diretoria do Sindicato, dos vereadores, - em especial Pezão e Lemão Sanches – freqüentadores ativos do sindicato e do Jornal Tribuna Livre – que sempre abriu espaço para as manifestações do sindicato nos bons e maus tempos. “Agradecimentos também ao patrão, Dr. Omar de Oliveira Leite, por ter entendido que o sindicato veio para somar e orientar, e ainda para todos os que fizeram parte, direta ou indiretamente da luta do sindicato. Foi um ano feliz, cheio de realizações, mas já estamos nos preparando para 2012 com novas conquistas”, finalizou.
Foto(sindicato): Nova sede, respeito, dignidade e recuperação do poder de compra do trabalhador foram as principais conquistas apontadas pela presidente, Claudete de Oliveira
Fonte: Jornal Tribuna Livre