23 de julho de 2011

SINDICATO Reabertura de diálogo resulta em benefícios aos trabalhadores

Negociações e propostas feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itirapina, e aceita pela Administração Publica e Legislativo Municipal resultaram na elaboração de um Plano de Carreira do Magistério, Plano de Carreira da Saúde, Plano Geral e ainda benefícios para os Conselheiros Tutelares (este, com a participação do Vereador Pezão) e estagiários do Executivo Municipal. Ainda esta em andamento um Plano de Carreira para os funcionários do Legislativo Municipal e o Plano de Carreira exclusivo para a categoria Médica.
De acordo com a presidente do Sindicato, Claudete de Oliveira, a intenção da entidade sindical, desde sua formação em 2005, é a de dialogar junto ao patrão, no caso o prefeito da ocasião, que participou já das primeiras alterações de cargos e salários feitos no exercício de 2008 com o intuito de valorizar e moralizar a carreira do funcionalismo público municipal. “O que acabou ajudando o administrador, por melhorar qualidade e a motivar os funcionários no âmbito da administração”, analisou, e disse acreditar ser o papel do Sindicato: falar, dialogar, debater, questionar, reivindicar e apontar os erros no sentido de se colocar como um ente parceiro para ajudar a sanar os problemas. “Sindicato não é um ‘bicho papão’ que quer destruir os patrões”, definiu.“Se é um patrão consciente, cercado de pessoas de confiança também imbuídas em melhorar a prestação de serviços à comunidade tudo vai bem, se desenvolve. Agora, tratando-se de ‘politiqueiros’, que pisam nos funcionários de carreira para autopromoções, sem entender nada de nada, daí fica difícil”, acrescentou.
   Na opinião de Claudete, acima dos patrões de cada período (ou mandato) estão as leis Federais, Estaduais e Municipais que, segundo ela, são as grandes norteadoras de todas as ações envolvendo a administrações públicas. “Para ser funcionário público de carreira é preciso passar por concurso público e depois por estágio probatório. Feito isso, considera-se a pessoa adequada para prestar serviços. Agora, quando há ‘politicagem’ no meio, muitas vezes o mesmo funcionário que foi considerado apto e exemplar, começa a ser perseguido e não corresponde mais as expectativas porque está perturbado, às vezes até com problemas de saúde, e é aí que o Sindicato atua também, como mediador de conflitos”, exemplificou. “O Sindicato não vê o patrão como carrasco e nem o funcionário como irresponsável e tende a buscar sempre a solução dos problemas para prestar melhores serviços aos nossos maiores patrões de fato, os cidadão, os quais, verdadeiramente, pagam nossos salários, incluindo os dos administradores de cada época”, resumiu.
AVANÇOS
Em sua segunda gestão como presidente da entidade, Claudete relatou que, o primeiro grande avanço foi registrado em 2008, quando houve reajustes salariais, com algumas correções e outros procedimentos como as primeiras reestruturações de cargos e salários. Houve uma readequação do plano da área da Saúde, por ter funções diferenciadas e definidas, e também alterações no plano do Magistério. Depois o plano geral separou algumas categorias e benefícios. Mais adiante veio a implantação do Cartão Alimentação, que substituiu as cestas-básicas, dando maior poder de escolha ao trabalhador. “Houve certo recuo de diálogos, num determinado período desta atual gestão, em que pessoas mal preparadas tentaram decidir em nome do patrão, e ‘esnucar’ o Sindicato, porém se tratando de pessoas mal preparadas de visão ante-sindical, fomos obrigados a passar por momentos de alguns constrangimentos para ambos os lados, mas, o Sindicato não nasceu com o umbigo roxo para ser morto na primeira tentativa e fomos a luta. Em compensação, logo em seguida, tivemos amplo diálogo com a administração e também o apoio dos secretários: de Saúde, da Administração, da Educação, do Setor Jurídico, entre outros, fazendo com que as negociações deslanchassem, e chegamos a um denominador que ficou bom para ambas as partes, e ainda temos outros avanços que sabemos que é possível em beneficio das categorias”, comentou.
AGRADECIMENTOS
A diretoria do Sindicato representada pela presidente Claudete aproveitou a entrevista para listar uma série de agradecimentos, mas ressaltou que, caso se esqueça de alguém, que a pessoa não fique chateada porque todos foram e são muito importantes nas conquistas sindicais passadas, presentes e futuras. Seguem os agradecimentos: Beto Grandim, José Luiz Riani, Alexandre Riani, Vagner Garcia, Rosimeire Camargo, Hebert Nunwerley, Adão Roder, Mirian Rossller, Mariza Gouveia, Franklin, Gustavo Pires, Eneida Rossller, Marta Mazola Gandolfi, Carla Passador, Valdineia Cláudia Almeida,  Arilson de Conti, Margarete Nunwerley, José Vernesiane, Reinaldo Paschoal,Vera Tadielo (in memorian), Luciana Piccirilli,  Mari Leila Candido, Gomalina, José Augusto Santana, Dra. Marli Partelli Lucas, Mauro Gandolfi, secretária da Educação Neide Prato, secretario da assistência Social Luiz Medrano, secretária da Saúde Raquel Silvestre Sanches, ao secretário da Administração Alceu Gonçalves, ao enfermeiro Hélio Veloso, professora Edna Vicentin, assessor jurídico Dr. Peterson Santilli, todos os vereadores, e ao patrão Dr. Omar de Oliveira Leite, entre tantos os associados e companheiros da Força Sindical, não esquecendo o Jornal TRIBUNA LIVRE pelo apoio. “Saudações sindicais”, finalizou, Claudete.

Nenhum comentário: